O segundo dia da Academia Summer Week foi cheio de animação e surpresas. Após o pequeno-almoço, os participantes seguiram caminho rumo à Escola Superior de Saúde (ESE), onde experimentaram uma quick massage que pretendia transmitir um pouco de relaxamento a quem experimentava. Este tipo de massagem tem como objetivo relaxar a parte superior do corpo, nomeadamente, os músculos dos braços, cabeça, costas, mãos, ombros e ainda o pescoço.

 

 

No final desta rápida massagem, os participantes sentiram-se mais relaxados e com mais boa disposição para o resto da jornada. De seguida, aprenderam algumas noções sobre suporte básico de vida. O Suporte Básico de Vida inclui um conjunto de procedimentos que tem como objetivo de reanimar uma vítima em paragem cardiorrespiratória, podendo assim, salvar-lhe a vida.

 

IPVC dia 2 5

 

O Suporte Básico de Vida consiste em duas ações: as compressões torácicas, que tem como função fazer circular o sangue, e as ventilações. Esta técnica pode prevenir lesões dos órgãos vitais, como o cérebro e coração, aumentando a probabilidade de sobrevivência, com qualidade de vida. Esta atividade permitiu o contacto com uma área da saúde que pode ser útil as todas as pessoas em qualquer momento.

Ainda da parte da manhã, houve tempo para falar um pouco sobre os avós, aproximando os participantes da temática do envelhecimento da população. Aqui puderam contactar com técnicas e exercícios para ajudar os idosos a realizarem atividades diárias, experienciando, com recurso à realidade virtual, os vários problemas físicos que os idosos enfrentam no dia a dia.

 

IPVC dia 2 4

 

Sobre estas atividades, Matilde Mota, uma das participantes afirmou que “acho que a atividade sobre a saúde e os idosos foi mais educativa”. Já Alice Macedo na sua opinião “o objetivo é alertar-nos para tomarmos conta da nossa saúde”.

Depois do almoço, a animação continuou com uma visita à Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), os participantes puderam conhecer a emoção de uma escape room. Os enigmas foram vários e era necessário recorrer à matemática e a conceitos de criptografia para os resolver. Para conseguirem escapar tinham de ser o mais rápido a responder às várias perguntas, cujo objetivo era dar a conhecer os diferentes cursos desta Escola Superior.

 

IPVC dia 2 7

 

Por fim, ainda houve tempo para refletir sobre o futuro e para falar de energias renováveis. Devido às alterações climáticas, este tópico revela-se de extrema importância, uma vez que é necessário pensar em alternativas sustentáveis para preservar o planeta. Por este motivo, na atividade “O funcionamento das Energias Renováveis” falou-se das várias utilidades destas energias, nos diversos setores da indústria.

 

IPVC dia 2 9

 

Sobre o dia de hoje, Hélia Ferreira, que quer seguir uma área ligada à engenharia, disse que achou esta última atividade muito interessante. "Estamos em transição para as energias renováveis, esse é um dos pontos mais importantes na área da produção de energia, devido às alterações climáticas", explicou a estudante, acrescentando: "Ver em escala pequena algo que depois se pode aplicar a um nível industrial é realmente muito interessante”.

A IPVC Summer Week continua amanhã. Acompanha toda a diversão nas redes sociais da Fórum Estudante!